Quem Somos

QUEM SOMOS
O Colégio Nova Era, constituído em 1992, busca contribuir para o aprimoramento do processo educacional brasileiro.
Fundado por grupo de educadores idealistas, o Colégio Nova Era acredita que o aperfeiçoamento da civilização só pode ser alcançado pela educação e formação do aluno inspiradas na filosofia humanista.

 

VISÃO

O Colégio Nova Era quer ser reconhecido pela comunidade como ESCOLA DE QUALIDADE que proporciona a seus alunos, pela diversidade das estratégias pedagógicas utilizadas, todas as oportunidades para o aprendizado significativo.
Para obter esse reconhecimento, conta com educadores competentes, motivados e comprometidos.

MISSÃO: “Ensinar o aluno a construir a própria felicidade”.

Ser feliz é o objetivo maior de todo ser humano.
A construção da felicidade exige a formação de indivíduo culto e emocionalmente equilibrado, que tenha elevada autoestima e satisfatório convívio em seu meio social.
Para tanto, é necessário empenho pessoal do aluno objetivando desenvolver, ao máximo, suas habilidades e competências, e aprender regras de convivência.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Educação Integral
Através da Educação Integral, o Colégio Nova Era oportuniza aos alunos o desenvolvimento dos diferentes tipos da inteligência humana, respeitando e estimulando as habilidades naturais de cada um. Para tanto o Colégio oferece um vasto leque de disciplinas, que atendem as diversas vocações da inteligência, proporcionando uma ligação orgânica entre os diversos campos do conhecimento.

Educação Ativa
O aluno deve ser produtor de seus conhecimentos. Ele aprende por ações físicas, mentais e sensitivas. Exercitando suas potencialidades, ele aprende, constrói sua cultura individual e desenvolve julgamento crítico, cooperação social, criatividade, espírito de pesquisa, raciocínio lógico e linguagem, oral e escrita.

Educação Para a Ética
A convivência humana cria uma infinidade de situações que, dependendo do grau de seu interesse para a sociedade, são reguladas pela lei ou por normas de conduta adequadas aos princípios éticos vigentes na comunidade.
A consciência moral é compreendida e assimilada pelo aluno, sob orientação dos educadores, através de práticas pedagógicas que despertam nele valores sociais (justiça, respeito, solidariedade) e individuais (liberdade, intimidade).

METODOLOGIA DE ENSINO

A pluralidade metodológica de ensino constitui o caminho necessário para proporcionar, tanto quanto possível de forma individualizada, o aprendizado significativo a todos os alunos, respeitando a diversidade das habilidades e dificuldades naturais de cada integrante do grupo.