Educação Infantil

 

OBJETIVO

Na fase da Educação Infantil, é dado início ao processo de desenvolvimento mental e corporal da criança para torná-la apta ao aprendizado. Importante é, também, que nessa fase a criança sinta-se bem no ambiente escolar, para que nela se desperte o gosto pelo estudo.

 

FOCO

Formando o primeiro grupo social fora do âmbito familiar, a Educação Infantil propicia à criança sua socialização. A par disso, num ambiente marcado pela afetividade e acolhimento, são realizadas atividades pelas quais a criança desenvolve a organização pessoal, o espírito de cooperação e respeito pelo outro, e percebe-se como integrante do grupo. Respeitando a maneira de a criança sentir e ver o mundo ao seu redor, o Colégio Nova Era lança desafios através de Projetos Interdisciplinares, envolvendo experiências e brincadeiras que estimulam o desenvolvimento emocional, social, físico, natural curiosidade, da criatividade e da fantasia.

 

MÓDULO CURRICULAR

O módulo curricular, buscando efetivar a proposta de Educação Integral, abrange as seguintes disciplinas: Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática, Filosofia para Criança, Movimento (Educação Física, Dança Educativa e Práticas Recreativas), Educação Musical, Artes Visuais, Informática e Inglês.

LINGUAGEM, MATEMÁTICA, FILOSOFIA, NATUREZA E SOCIEDADE

Essas disciplinas são ministradas pelo Professor de Classe através de projetos que privilegiam o lúdico, a observação e a experimentação, estimulam e enriquecem a oralidade, e promovem a familiarização com a escrita e com os diferentes conhecimentos sobre a natureza e o meio social.

 

 

 

MÚSICA E ARTES VISUAIS

A criança, na etapa da Educação Infantil, está em constante desenvolvimento, em busca do novo, descobrindo o mundo e a si própria, desafiando o tempo todo a si e aos que a cercam.
Nesse contexto, as aulas de música e artes visuais, ministradas por professores especializados, são constituídas de brincadeiras, da vivência corporal através dos sons e da imagem, do fazer música e desenho utilizando a voz e o lápis, e do manejo de instrumentos musicais diversos. É o momento de conhecer mais a cultura, brasileira e de outros povos, de desenvolver a inteligência emocional e de dar os primeiros passos para compreensão da música e da pintura.

 

MOVIMENTO

A motricidade é trabalhada nas aulas de Educação Física, Dança Educativa e Práticas Recreativas, propiciando movimentos corpóreos que estimulam coordenação motora grada e fina, o conhecimento corporal, a noção espacial e temporal, a reação viso-motor e a percepção do ambiente, desenvolvendo no aluno conhecimento do ritmo interno e externo, e o capacitando a encontrar seu equilíbrio, elevando, assim, sua autoestima.

 

HORÁRIO DAS AULAS

– Período Matutino: das 7:00 às 11:50 horas (1º Ano)

– Período Vespertino: das 12:50 às 17:00 horas (Educação Infantil)
das 12:40 às 17:20 horas (1º Ano)

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Apresentação da Escola
Aos Pais que queiram conhecer a Escola recomendamos, para seu conforto, que agendem horário com a Coordenação da Educação Infantil pelo telefone 2979-8173 e, ao serem atendidos, preencham a Ficha de Atendimento.

Entrevista
A entrevista inicial é o contato dos Senhores Pais com a Coordenação da Escola, para serem levantados dados mais específicos sobre a criança e para planejamento conjunto de sua admissão na Escola.

Reserva de Vaga
Para efetivar a matrícula, os Senhores Pais devem preencher a “Reserva de Vaga”, contendo dados necessários para formalização do “Contrato de Prestação dos Serviços Educacionais”.
Na Educação Infantil, a matrícula pode ser feita a qualquer tempo. Quando a matrícula se dá depois de iniciado o Ano Letivo, o preço será proporcional aos meses restantes do Ano Letivo.

Documentos Necessários Para Matrícula
– 03 (três) fotos 3X4 (recentes)
– Cópia simples da Certidão de Nascimento
– Cópia simples da Carteira de Vacina
– Atestado Médico para a pratica de Educação Física
– RA do aluno (solicitar na escola de origem)